Um aviso espiritual, ou até mesmo um aviso de seu subconsciente. Existem muitas formas de interpretar o significado dos sonhos.
Para os místicos, os sonhos são mensagens divinas. Para a ciência, são manifestações de nosso inconsciente.
Depois de um dia inteiro de atividades e muito corre-corre, nada mais gostoso do que deitar a cabeça no travesseiro, fechar os olhos e dormir.
Essas horas de repouso são absolutamente necessárias para que nosso organismo reponha as energias gastas.
Mas não é só. Quando mergulhamos no sono, começamos a viver um outro processo.
É como se nossa mente nos levasse a um mundo misterioso, às vezes bom, às vezes desagradável, onde tudo pode acontecer: o mundo dos sonhos!
Mas eu não sonho
Todos nós sonhamos. Você pode sonhar com pessoas, sonhar com situações, sonhar com absurdos, enfim pode sonhar com qualquer coisa, mas sonha.
Mesmo que você não se lembre, sonhou. Alguns sonhos são repetitivos, outros absurdos e outros até parecem verdade.
Algumas pessoas têm facilidade em se lembrar dos seus sonhos, se não é este o seu caso siga estas dicas, simples, mas que funcionam:
- Tenha sempre a mão lápis e papel;
- Anote seu sonho logo ao acordar;
- Se não se lembrar dos detalhes, procure anotar os tópicos principais;
Significado dos Sonhos
Existem centenas de classificações para os sonhos, o que acaba complicando mostrar todas bem explicadas apenas em um artigo.
Por isso nós conseguimos uma parceria e trouxemos um Dicionário dos Sonhos super completo pra você conseguir desvendar o significado dos sonhos de forma mais completa.
Nele você vai encontrar TUDO que precisa saber para interpretar seus sonhos e saber qual passo dar a partir dessas interpretações.
O que diz a Ciência
Quem foi que nunca teve um sonho diferente e ficou pensando neste o dia inteiro? A linguagem dos sonhos é simbólica, o que instiga ainda mais a nossa curiosidade sobre o que eles querem dizer.
E não há limite para quem sonha. Durante o sono, mesmo deitados em nossas camas, podemos voar, nos transformar, e viajar por mundos imaginários inimagináveis.
Por vezes, são sonhos tão positivos que quando acordamos, tentamos até dormir de novo.
De acordo com a psicanálise, os nossos desejos reprimidos podem, de certa forma, ser realizados durante o sonho. Outras vezes, temos pesadelos, às vezes recorrentes, dos quais temos muito medo, e despertamos assustados.
Segundo Freud, “o que não quer dizer nada sempre quer dizer alguma coisa”.
Talvez vocês já tenham ouvido a frase “Freud explica”, que quer dizer que Freud explica tudo, ou quase tudo.
A interpretação dos sonhos antes de Freud
Basicamente, podemos falar em dois tipos de significado dos sonhos antes da psicanálise: a interpretação por decifração e a interpretação simbólica.
O primeiro tipo de interpretação é encontrado nos famosos dicionários de sonhos. Se eu sonho com jacaré significa que eu devo tomar cuidado com pessoas falsas.
Se eu sonho com cadáver, significa que eu estou realizando um desejo oculto e assim por diante. Quer conhecer o Dicionário dos Sonhos? Clica Aqui!
O segundo tipo, a interpretação simbólica, pode ser encontrada em sonhos, digamos, mais proféticos, que indicam um desenrolar dos eventos futuros.
O exemplo mais fácil e mais conhecido é a interpretação de José do sonho do faraó, descrito no Gênesis.
Gênesis 41:17-24
“Eis que em meu sonho estava eu em pé na margem do rio, E eis que subiam do rio sete vacas gordas de carne e formosas à vista, e pastavam no prado. E eis que outras sete vacas subiam após estas, muito feias à vista e magras de carne; não tenho visto outras tais, quanto à fealdade, em toda a terra do Egito.
E as vacas magras e feias comiam as primeiras sete vacas gordas; E entravam em suas entranhas, mas não se conhecia que houvessem entrado; porque o seu parecer era feio como no princípio. Então acordei.
Depois vi em meu sonho, e eis que de um mesmo pé subiam sete espigas cheias e boas; eis que sete espigas secas, miúdas e queimadas do vento oriental, brotavam após elas. E as sete espigas miúdas devoravam as sete espigas boas.
Eu contei isso aos magos, mas ninguém houve que o interpretasse”.
Qual interpretação deste Sonho?
José então, como sabemos, interpreta as sete vagas gordas como símbolo da fartura dos próximos sete anos e as sete vagas magras como símbolo da fome que adviria logo em seguida.
Este tipo de interpretação dos sonhos, a interpretação simbólica, sempre foi muito admirada e louvada.
O único problema é que seria necessário para que a interpretação se realizasse um sujeito especialmente capaz, intuitivo, místico ou espiritual.
De outro modo, o sonho continua sem interpretação.
A interpretação dos sonhos de Freud
No livro “Interpretação dos Sonhos”, Freud introduz um elemento para a interpretação até então inédito, ou seja, ele é o primeiro autor a considerar um elemento a mais para fazer a análise da nossa vida onírica.
Além do conteúdo manifesto do sonho – o que contamos sobre o que acabamos de sonhar – Freud também leva em conta as associações do próprio sonhador.
Temos, portanto, dois elementos agora:
1) o conteúdo manifesto – o que o sonhador conta, a narrativa do sonho tal qual o sonho é lembrado ao acordar ou nos dias seguintes;
2) o conteúdo latente – que é o significado do sonho, depois de analisado.
Para chegar ao conteúdo latente, o analista parte das associações individuais do sonhador de cada parte do que sonhou. No capítulo II, Análise de um sonho modelo, Freud escreve:
“Nosso primeiro passo no emprego desse método nos ensina que o que devemos tomar como objeto de nossa atenção não é o sonho como um todo, mas partes separadas de seu conteúdo.
Quando digo ao paciente ainda novato: “Que é que lhe ocorre em relação a esse sonho?”, seu horizonte mental costuma transformar-se num vazio.
No entanto, se colocar diante dele o sonho fracionado, ele me dará uma série de associações para cada fração, que poderiam ser descritas como os “pensamentos de fundo” dessa parte específica do sonho”.
Separando os Elementos
Assim, cada elemento do sonho deve ser separado dos demais e para cada elemento devemos buscar as associações individuais para os elementos, para as partes do sonho.
Por isso, o que contamos ao acordar, o conteúdo manifesto, praticamente nunca vai trazer logo de início o significado subjacente do sonho.
Existem sim sonhos que são claros e até fáceis de entender, mas a maior parte vai precisar das associações individuais para que se possa descobrir o significado real, por trás do conteúdo manifesto.
Importante
Na perspectiva da psicanálise de Freud, a interpretação é sempre individual. Cada pessoa é que vai associar aos elementos do que sonhou outras representações.
Uma paciente do Freud sonhou com caixão e pode associar a presença de um pretendente.
Outra pessoa poderia sonhar com caixão e lembrar do avô, outra pessoa poderia sonhar com caixão e se lembrar do tempo em que trabalhou em uma funerária, quer dizer, a associação de cada elemento de um sonho vai ser sempre de cada um, vai ser sempre individual.
Conclusão
O significado dos sonhos pode ser visto como algo científico, no caso do estudo através das psicanálise, mas também tem seu lado detalhado, quando sonhamos com algo específico, como ondas ou aranhas, por exemplo.
Para que você tenha uma análise cientifica, além de bastante demorado, pode sair bem caro pro seu bolso.
Alguns pacientes ficam anos em tratamento até desvendar o significados de sonhos recorrentes.
Por isso hoje vamos te recomendar o Dicionário dos Sonhos, pra você aprender de forma completa e simples o que significa aquele sonho que teve.
Pra saber mais é só clicar na imagem abaixo👇